Vitória Moda 2015 por Fábio Juchen – Vencedores do Prêmio Hype 2014, negócios e vips

Ina Maria Mendes e Jose Carlos Bergamin - Premio Hype 2014
Ina Maria Mendes e Jose Carlos Bergamin – Premio Hype 2014

PRÊMIO HYPE
A revista Hype liderada por Bety Feliz promove desde 2008 o Prêmio Hype. Inicialmente concebida com uma premiação dedicada ao universo fashion, evoluiu à medida que as edições avançavam, ampliando e diversificando suas categorias. Os troféus do Prêmio Hype que levam a assinatura da designer Ana Paula Castro teve na edição 2014 os seguintes reconhecimentos:

CAMPEÃO
A marca do empresário José Carlos Bergamin, presidente da Câmara do Vestuário do Espírito Santo, é campeã invicta do Prêmio Hype, desde sua primeira edição, em 2008. O estilo da marca é assinado por Mauro Amorim e Carlos Moretti, que, para a temporada de alto verão 2015, apostaram na coleção Al Mare.

MARCÍ – Melhor coleção feminina
Pós-graduada em Moda, Marciana Vago assina o estilo da Marcí, cuja fábrica está localizada em Colatina, no Espírito Santo. Em 2013, a marca ganhou o troféu Hype como Revelação. Seu tema para o alto verão 2015, Uma viagem pelo Brasil tropical, exalta as cores e as paisagens tropicais.

CARVALHO BAMBU – Revelação
Estreante na passarela do Vitória Moda, a marca atua há três anos no mercado, com fábrica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. À frente do negócio estão Renata Carvalho e Marcelo Zantti. Ele, estilista; ela, advogada e ex-professora universitária. Para criar, Zantti inspira-se na arquitetura, na arte e na música.

JOSÉ AUGUSTO MULETA – Cinema
O jovem diretor capixaba radicado no Rio de Janeiro, com experiência em filmes comerciais e videoclipes, revelou o seu talento autoral nos curtas metragens que dirigiu, tendo sido premiado em alguns festivais. Atuou como assistente de direção e braço direito do conceituado diretor Felipe Joffily e é hoje uma das grandes revelações na direção de filmes publicitários no Espírito Santo. Fez um curta – A Banda – onde a revista Hype aparece em várias cenas, e A Onda da Vida, longa que conta a história da amizade entre três jovens surfistas, vividos pelos atores Caio Vaz, Omar Docena e Guilherme Tripa, numa viagem em busca de altas ondas pelas praias do litoral brasileiro.

SÔNIA IAMONDE – Design / Arquitetura
À frente do evento Morar Mais Vitória, que trabalha com os conceitos de sustentabilidade, inclusão social, mais por menos, brasilidade, tecnologia e inovação, vendas e customização, a partir da criatividade de profissionais da área de arquitetura e decoração, Sônia Iamonde, ao lado da filha Gabriela, comanda a primeira empresa do Espírito Santo com o conceito de Design de Eventos. A Iamonde também realiza o Projeto Pedalar, que incentiva a mobilidade urbana por meio da educação e da conscientização, e o Comunica-ES, maior evento da indústria de comunicação e marketing do Espírito Santo.

INCLUSÃO SOCIAL – Projeto PCD Legal
Idealizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES), o projeto tem como objetivo facilitar o acesso da população a informações sobre os direitos e deveres do cidadão em diversas áreas. A ideia surgiu a partir de demanda de pessoas com deficiência que tinham dificuldades de encontrar informações acessíveis sobre direito trabalhista. O processo de produção do conteúdo do site, conduzido pelo MPT/ES, teve a participação de pessoas cegas, surdas e com outros tipos de deficiência.

MÚSICA – Edu Henning
Atual diretor-geral da Record News Espírito Santo, este radialista e jornalista lidera a banda Clube Big Beatles, que há 22 anos mantém uma história de sucesso não só em Vitória, mas também no exterior. Desde 2010, Edu realiza, no Teatro do Sesi, a preços populares, o bem sucedido projeto Sócio de Carteirinha, que já trouxe a Vitória, entre outros, João Gordo, Di Ferrero, Sérgio Britto, Jerry Adriani, João Barone, Leo Gandelman, Flávio Venturini, Renato Barros, Malu Magalhães, Andreas Kisser, Wanderleia, Pepeu Gomes, Paulinho Moska, Tony Sheridan e Ivan Lins. Em agosto deste ano, Edu e a Banda Club Big Beatles embarcaram para Liverpool, pela 20ª vez, para representar o Brasil no Festival dos Beatles, levando como atração o cantor e compositor Ivan Lins.

ARTESANATO – Jacqueline Chiabay
É artesã, designer e consultora de Design no Artesanato. Também credenciada do Sebrae na área de desenvolvimento setorial para o artesanato, atua como designer e na gestão da produção artesanal, formação e capacitação de artesãos. Paralelamente, coordena grupos que trabalham na produção das tramas de couro e com o núcleo de produção da Penitenciária Feminina de Cariacica, que reutiliza o resíduo desse couro. Capacita as detentas e coordena desde a produção até a venda das peças. Na última edição do Vitória Moda, assinou, ao lado de Vivian Chiabay, a curadoria do Salão de Economia Criativa, instalado no Itamaraty Hall.

LITERATURA – Bernadette Lyra
Escritora de ficção, nasceu em Conceição da Barra, no Espírito Santo, e publicou, entre outras obras, As contas no canto, O jardim das delícias, Corações de cristal ou a vida secreta das enceradeiras, Aqui começa a dança, O parque das felicidades e A capitoa. Foi indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura, tendo ficado entre os dez finalistas, com o livro Memória das ruínas de Creta. Foi homenageada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que deu seu nome ao prédio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Ganhou vários prêmios literários e participou de antologias e revistas de contos no país, tendo sido traduzida para o neerlandês, com dois contos inseridos na antologia Het Lekkerste in Het Leven En Endere Verhalen Van Braziliaanse Schrifsters, publicada em Utrech, Holanda. É cronista quinzenal do jornal A Gazeta, de Vitória.

GRAFITE – Emilio Asceti
raduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense e professor titular da Faesa e do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, trabalha com grafite, pintura, desenho, fabricação e utilização de materiais artísticos, comunicação visual e design gráfico. É autor do painel que enfeita a fachada inferior da Fábrica de Ideias – antiga Fábrica 747 –, em Jucutuquara. A intervenção artística urbana faz parte da inauguração da primeira etapa do empreendimento, espaço dedicado à economia criativa.

MAIS QUE MODA
O espaço Business pretende gerar mais de R$ 19 milhões em negócios nos três dias de programação, através da comercialização de peças por pronta entrega e pedidos. O mix contará com  novidades da moda feminina, masculina, jeans, camisaria, moda festa, malharia, beachwear, surfwear, fitness, street, acessórios, marcas premium e produtos para segmento de vestuário. Outros destaques são o Salão da Economia Criativa e a loja modelo do SEBRAE. O local com aproximadamente 90 expositores do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina deverá receber mais de 500 compradores convidados entre capixabas, mineiros, cariocas e baiano.

TOP NAMES
Carol Neves ( designer de joias), Flávia Saade (empresária), Francisco Guasti (cabeleireiro), Josué Vasconcelos (estilista), Marcela Pagani (empresária), Marina Rezende (primeira-dama de Vitória), Tânia Cruz (advogada) e  são algumas das presenças confirmadas para acompanhar os desfiles do alto verão 2016 que vão envolver mais de 300 profissionais, entre modelos, maquiadores, estilistas e cabeleireiros.