Primeiro dia do Vitoria Moda 2013 teve Lino Villaventura, pocket desfiles, talk show, peça teatral e negócios

Começou na tarde de terça-feira (23.07.13) o evento Vitoria Moda no Centro de Convenções da capital capixaba. Até quinta-feira (25.07.13), a programação reúne negócios, desfiles e informação de moda.

 

 

Tema
A edição de 2013 do Vitória Moda tem como objetivo debater aspectos como inclusão social, democratização e responsabilidade social, sempre com foco na indústria da moda capixaba e nacional. Por isso, o evento deste ano vai levar tanto para as rodadas de negócios, quanto para as passarelas um novo paradigma do setor, cuja visão estereotipada e ditatorial aponta para uma moda inclusiva.

Com a adoção desse tema, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara do Vestuário, quer abordar não apenas a moda como objeto de consumo, mas também todas as questões que a permeiam, em especial a economia criativa, além de valorizar as raízes culturais do Estado e sua multiplicidade paisagística, étnica, econômica, gastronômica e social.

 

 

 

Lino Villaventura

A programação do primeiro dia começou com palestra do estilista Lino Villaventura, que falou sobre sua trajetória de 30 anos na moda, além da making of e inspirações da última coleção.

 

 

 

Pocket desfiles

Durante a tarde ocorreram diversos pocket desfiles com a apresentação das coleções das marcas Look Belle, Origens, Exatta, Landspride, World Star, D’Lu e lojas do Polo de Moda Glória. A realização é  Sistema Findes e Sebrae-ES.

 

 

 

Salve-se quem puder no Vitória Moda

Os atores Mauro Pinheiro e Rodrigo Sabatini apresentaram a peça “Salve-se quem puder”, que aborda a economia criativa com foco no segmento fashion. A peça conta a história de estilista que cria coleções simples, enquanto seu estilista auxiliar cria peças inovadoras, numa empresa com empresário conservador e com problemas financeiros. Em determinado dia, o estilista titular resolve apresentar ao empresário as peças criadas pelo auxiliar que aceita colocá-las no mercado. Então, acontece um grandioso sucesso, que muda a história da empresa.

 

 

 

Talk Show

O empresário de moda e vice-presidente da Câmara do Vestuário do Espírito Santo, José Carlos Bergamin; a consultora de moda e diretora dos desfiles do Vitória Moda, Silvia de Souza; a designer e artesã Jacqueline Chiabay, e a designer de moda Claudia Guarçoni Duarte, apresentaram um talk-show sobre “Moda e economia criativa: perspectivas para 2014”.

 

 

 

Espaço Business

Os estandes mais movimentados foram aqueles com moda feminina e lingerie. O Espaço Business que ocupa os dois pavimentos do Centro de Convenções de Vitória exibe as criações de aproximadamente 70 marcas. São  mais de 50 empresas capixabas apoiadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES). Os participantes fazem parte do projeto de Moda e Vestuário do Sebrae-ES, que objetiva, através do apoio ao evento, o desenvolvimento do setor e resultados em vendas para a empresa.

 

 

 

Pit stop

No primeiro piso do Centro de Convenções  de Vitoria ocorre a a mostra “Diálogos Diversos”, que reúne trabalhos dos designers e artesãos Simone Monteiro, Hellen Dalla, Luisa Mendes, Josué Vasconcelos, Rebeca Duarte e Maria Sanz e Jacqueline Chiabay. Já no segundo piso, a dica é conferir a exposição de bonecas Barbie produzidas por alunos da Faesa com roupas confeccionadas para um projeto final da disciplina História da Moda, ministrada pela professora Tânia Crivilin. São mais de 30 looks.