Findes e IEL-ES promovem palestra de abertura do Circuito de Capacitação da Indústria do Vestuário

Vitoria Moda 2015 - findes Industria do Vestuario Espirito Santo

De abril a dezembro, os empresários do setor do vestuário poderão participar de workshops gratuitos em Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes, com apoio de sua Câmara Setorial da Indústria do Vestuário, e realização do Instituto Euvaldo Lodi – IEL-ES, promove a partir do dia 13 de abril de 2016 o Circuito de Capacitação da Indústria do Vestuário. A inciativa tem como objetivo trazer novas ideias e soluções criativas e inovadoras para o setor do vestuário capixaba, proporcionando ao empresário local ações para tornar seu negócio mais competitivo e alinhado as demandas atuais do mercado. Marketing, redes sociais, comércio eletrônico, novos modelos de negócios e de estratégias são alguns dos temas abordados nas palestras, que serão realizadas por alguns dos mais renomados especialistas do país. Todas as exposições são gratuitas e voltadas para empresários e executivos das empresas do setor do vestuário capixaba.

A primeira ação acontece no dia 13 de abril, de 9h às 11h, com o economista e especialista em Estratégias de Mercado Marcelo Villin Prado, no Auditório do Edifício Findes, em Vitória / ES. Ao todo serão nove palestras distintas que, a partir da próxima, a ser realizada em maio, acontecerão na Capital capixaba e também nas Diretorias Regionais da Findes em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, municípios do Interior do Estado que concentram dois grandes polos do setor do vestuário.

“No atual cenário de crise política e econômica que vivemos no país, não há tempo de o empresário ficar se lamentando. É preciso buscar soluções”, afirma o superintendente do IEL-ES, Fábio Dias. “Diante desse panorama, o IEL-ES tomou a iniciativa, junto com a Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, de oferecer gratuitamente aos empresários e gestores o conteúdo apresentado por palestrantes renomados em diferentes segmentos. Queremos, com isso, trazer mais conhecimento ao empresário local no intuito de que o mesmo promova melhorias em gestão, marketing e inteligência de mercado, mas pensando ‘além do quadrado’. Há diversas soluções criativas e inovadoras que podem tornar, rapidamente, o setor mais competitivo”, completa o executivo.

José Carlos Bergamin - presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes
José Carlos Bergamin – presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes

Para o presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, o setor vive um momento em que mudanças precisam ser colocadas em prática o quanto antes. “O setor do vestuário vive um momento singular. Na mesma medida em que o país vive uma crise política e econômica que afeta fortemente o setor, temos também um panorama que favorece a maior competitividade das empresas brasileiras por causa da alta no dólar, já que o vestuário sempre sofreu com os preços baixos dos produtos asiáticos. Portanto, agora é o momento de promovermos mudanças significativas no modelo de negócios das indústrias do setor”, completa o dirigente.

O Circuito de Capacitação da Indústria do Vestuário, na visão de José Carlos Bergamin, permitirá que o empresário do setor se abra para novas possibilidades. “Me preocupa muito a maneira com que a indústria do vestuário capixaba tem trabalhado na crise, com medidas pontuais como grandes liquidações (outlets, black friday e outros) que não resolvem o problema como um todo. É preciso repensar seu modelo de negócios, suas ações estratégicas, pois a indústria continua produzindo e precisando vender durante o ano todo e não somente em períodos de promoções. Com o Circuito, vamos ampliar o alcance das empresas capixabas para que adotem estratégias a médio e longo prazo com o uso de ferramentas criativas e inovadoras. Temos que cuidar bem desse setor, pois ele possui um impacto social positivo onde está inserido, justamente por também possuir produção no Interior do Estado e por empregar mão de obra feminina quase que na sua totalidade”, finaliza Bergamin.

Primeira palestra
A primeira palestra, “Perspectivas do mercado do vestuário e quais soluções tomar no momento de crise”, será apresentada por Marcelo Villin Prado no dia de 13 de abril, de 9h às 11h, no Auditório do Edifício Findes ( Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.053, Santa Lúcia ), em Vitória-ES. O evento é gratuito e aberto a presença de interessados. Não há inscrição ou confirmação de presença antecipada, sendo limitado o acesso à capacidade do auditório (220 lugares).

Economista, especialista em Estratégias de Mercado e sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, Marcelo possui 26 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e assessoria mercadológica nos segmentos de moda e decoração. Atuou como consultor da ONU no Brasil, foi professor convidado em instituições de renome educacionais, é palestrante em diferentes eventos no Brasil e no Exterior. Também trabalha como assessor de diferentes entidades empresariais e colunista em revistas especializadas nos segmentos em que atua.

Mais informações: (27) 3334-5748 / 5756